sábado, 31 de agosto de 2013

Atenção com os parafusos da mesa de guidão caloi (e outras marcas)

Em uma pedalada recente tivemos um momento de troca de idéias e houve um alerta com relação aos parafusos das mesas do guidão. 

Muitos trocam a mesa original por uma de ajuste de inclinação objetivando uma postura mais ereta e confortável, fugindo da postura agressiva de competição.

Pois bem, como a informação da existência de dois parafusos e a necessidade de verificação constante dos mesmos causou surpresa, busquei na internet imagens para demonstrar o que falamos e principalmente da importância de sempre verificar os mesmos para que não ocorram acidentes!!!

Geralmente, quem tem esse tipo de mesa, acaba se preocupando apenas com o parafuso aparente (lateral - articulação) e esquece que atrás da mesa há outro que também (das estrias) é muito importante para a segurança e firmeza do guidão.

Ambos os parafusos devem ser bem apertados, porém existe uma ordem, o primeiro parafuso a ser apertado é o das estrias e para isso o parafuso da articulação deve estar um pouco frouxo. Depois disso o parafuso da articulação deve ser apertado.

Se o parafuso da articulação estiver apertado demais e você tentar dar tensão no parafuso das estrias, vai necessitar de mais força, pois o aperto da articulação vai evitar que você comprima as duas partes na articulação, e dependendo da força aplicada existe o perigo de você estragar o trilho do parafuso, inutilizando, inclusive a mesa.

As imagens falam por si!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  
Segurança acima de tudo!!

Vamos pedalar!!!

obs.: as ilustrações abaixo eu obtive há muito tempo na internet, de onde as copiei para meu HD e agora ao trazer essas informações não mais localizei a origem assim não pude colocar os devidos créditos!
Mesmo não sabendo quem fez, afirmo que ficaram muito boas e perfeitas para ilustrar esse problema de segurança.
Se o autor das mesmas, visitar esse blog e quiser que eu retire as imagens é só me mandar um email. Se autorizar a colocação eu, evidentemente coloco os devidos créditos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário