segunda-feira, 17 de março de 2014

100 Km pedalando em um Domingo de sol (parte 1)


Este final de semana participei de um desafio ciclístico que acontece paralelamente a uma prova de Audax. 

Ai muitos amigos, já me chamando de maluco, me perguntavam o que era esse tal de Audax...

Desta forma resolvi escrever umas linhas sobre isso e depois trazer um pouco da minha experiência no evento e apresentar algumas dicas!

O termo “Audax” é a tradução latina do qualificativo audacioso, que no vernáculo trata-se de um adjetivo que tipifica aquele que que consegue realizar coisas em circunstâncias muito difíceis; que enfrenta situações complicadas; que é arrojado.

Já deu para notar que a “brincadeira” é muito séria, né?

Criado na França em 1904 por Henri Desgrange o Audax defini-se como uma prova de regularidade, resistência e união já que esta prova exclui permanentemente qualquer noção de competição.

Isso mesmo! Não há competição!! O que nos impulsiona é o simples prazer de pedalar grandes distâncias...

São pessoas desafiando seus limites em conjunto com outras pessoas.

Trata-se de uma prova de superação onde o objetivo principal que é percorrer 200Km devidamente balizados pela organização em um prazo determinado.

Completando o percurso, no tempo estipulado, você terá o direito de receber o Brevet 200, que é o seu passaporte para outros brevets!!!

Ou seja, a “brincadeira” já começa muito sério, pois 200km não são fáceis de serem superados!!

As provas de Audax, apesar de serem de resistência e orientação (os participantes recebem orientações por escrito da rota e devem se orientar com base nessas informações, pois raramente há placas indicativas do trajeto) igualmente são destinadas para praticante iniciante, não necessitando ser um super atleta para ter um bom desempenho.

É claro que o participante deve ter uma resistência boa e um certa experiência de pedalar em estradas, pois isso ajuda muito para a conclusão da prova.

As provas Audax exigem disciplina e superação dos limites, sendo que o maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. 

Sempre em frente!!!

O espírito do Audax é o de confraternização e ajuda ao próximo!

Pedalar longa distância representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão e outras dificuldades.

Há um preparo psicológico, pois em que várias vezes você se pega conversando com o seu próprio “eu”, horas te pedindo para parar e horas tentando lembrar-te o motivo que você está ali pedalando, fazendo seguir em frente.

Também representa ter autonomia, conhecimentos de espaços e distância e muita vontade de superar desafios e colocar em pratica essa vontade!!

São poucas as restrições para participar desta modalidade. Esse fato, aliado às possibilidades de participação de ciclistas de diversas idades e com os mais variados modelos de veículos, favorecem a participação de novatos, pessoas de todas as idades, casais, e outros que pouco praticam esse ou outro esporte. Todo tipo de bike é permitido: reclinadas, tandems (duplas), triciclos, mountain bikes, speeds, tourings etc....

Todo participante deve assinar um Termo de Responsabilidade, onde consta que respeitará as leis de trânsito e a Natureza, informará a Organização de qualquer perigo e usará equipamentos de segurança que são obrigatórios.

O equipamento obrigatório é levado muito a sério, por questões de segurança e pelo fato de se pedalar muito durante a noite, em alguns Audax. São necessários colete refletivo, capacete, luz traseira e luz frontal (com pilha ou baterias extras).

Não é permitido nenhum tipo de apoio móvel. Somente nos Postos de Controle (PC’s) o participante pode receber ajuda externa. Nos Postos de Controle o ciclista é obrigado a parar, para carimbar o Passaporte que possui em mãos.

As competições são organizadas da seguinte maneira: para o brevet de 200km, não há requisito prévio. Ele habilita à participação no brevet de 300km. Assim, conquista-se a participação na etapa de 400 km, chegando ao ponto final da série: 600 km. Depois disto, tem 1.200 km, praticado fora do Brasil. Os brevets têm um tempo máximo para serem completados, da seguinte maneira:

DISTÂNCIA KM  - TEMPO MÁXIMO

200km                13h30min
300km                20 h
400km                27 h
600km                40 h
1.200km             90 h

Para concluir a prova é importante manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar e economizar energia, alimentar-se corretamente, além de treinar, para manter o preparo físico.

Praticamente todo ano há brevet de 1.200 km em alguma parte do mundo, sempre organizado pelo ACP (Audax Club Parisien). No entanto, a cada quatro anos, na França, é realizada a competição Audax PBP (Paris-Brest-Paris), o mais famoso dos brevets. Com 1.225 km de extensão, essa prova é "Copa do Mundo" dos ciclistas de longa distância e reúne MILHARES de ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário